top of page
Foto do escritorluizarochabecker

Design e arte

Atualizado: 19 de jul. de 2018

Como o trabalho em conjunto destas duas vertentes podem auxiliar no processo criativo e contribuir para projetos mais expressivos?



Não seja SÓ mais um Designer por aí!


Há uma grande questão em torno da Arte e do Design, muitos Designers não se consideram Artistas e, por vezes, o inverso é recíproco. É certo que a arte como forma de expressão tem um motivo muito mais substancial, talvez estético e por vezes emocional, possibilitando ao artista um campo mais amplo de criação e, de certa forma, lhe dando uma maior liberdade e desprendimento em relação a atender uma demanda, ou seja, a Arte e seus frutos são livres e feitos representando um ideal, visão, sentimento ou gosto particular do artista, tornando-se livre de exigências.


O Design já não tem essa liberdade exacerbada que se encontra no campo artístico pois, no geral, é feito para suprir uma necessidade e solucionar um determinado problema, se você é um profissional desta área, propositalmente terá clientes, que podem ser uma pessoa, corporação, grupo, entre outras. Isso significa que para cada processo criativo que você, como profissional de Design terá, será única e exclusivamente pensado de uma forma que supra as necessidades da demanda que você esta atendendo, tornando-se neste ponto, menos flexível, mais comercial e sempre a favor do interesse de terceiros.



Muitas vezes a área de Design é mais voltada a expectativas de algo, mercado ou quaisquer coisas semelhantes, fazendo com que a criação não dependa apenas do seu senso estético.





Então como unir dois elementos tão distintos com o objetivo de unir forças para um desempenho de qualidade na profissão de Designer Gráfico?


Como profissional da área de Design Gráfico esta é uma questão que sempre me acompanhou. Sou apaixonada por arte, ilustro as vezes com muito carinho e dedicação, porém sou Designer e trabalho atendendo as demandas da corporação para qual trabalho. É óbvio que atender demandas, pensar no vendável, mercado e no mais atrativo é uma de minhas inúmeras funções (também trabalho com marketing), mas - e ai que entra a questão - a Arte me ajuda como forma de expressão.


O que isso quer dizer?


Ora, é muito simples, todo o conhecimento de Arte que venho adquirindo e principalmente meu amor por esta abordagem conduz meu olhar a ir além, uma simples criação de layout pode ser muito mais se você pensar de forma mais expressiva, incorporando alma, sentimentos e paixão. Parece maluco, mas não é, é triste ver profissionais que só atendem demandas e não pensam na criação como um momento de prazer, de organizar e colocar ideias em prática, de entender o público e fazer algo que faça o olhar do último brilhar.


A arte é mesmo algo que vai além de quaisquer interpretações e explicações, mas colocar sentimento e dar vida à algo é uma das bases de muitos trabalhos, tornar algo significativo e cheio de emoção, onde o objeto (quadro, desenho, escultura etc) fale por si só e seja atemporal. Peças gráficas, obviamente são diferentes, como expliquei acima. Mas o que torna layouts ou quaisquer outras coisas diferentes dos outros tantos (comuns) é a vontade de se expressar por meio dele, isso aproxima o Designer do Artista e torna seu trabalho significativo e expressivo.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page